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Meios de transporte na zona sul de Porto Alegre





A Viação Belém Novo S.A. nasceu da paixão de Edgard Dutra Pinheiro pelo transporte coletivo e do sonho em se tornar um dos mais sólidos empresários do ramo. Fundada em 27 de novembro de 1962, com a primeira garagem para ônibus urbano de Porto Alegre, iniciou suas atividades com o empenho de Edgard e seus sócios: Almeida e Erany os quais optaram em concentrar as atividades de transporte na zona sul da capital.

Anteriormente a fundação da Belém Novo, Edgard e seus sócios trabalhavam no transporte coletivo da Vila Santa Isabel, principal núcleo habitacional da cidade de Viamão, no qual se concentrava a maioria da população. A campanha do candidato a vereador Tapir Rocha, pelo PTB, tendo como tema principal o preço das passagens de ônibus, assustou os jovens empresários: “Era como um rastilho de pólvora”, relembra Edgard, o qual foi aconselhado por seu contador a trabalhar em outra região.

Outro fator que levou o trio a trocar Viamão pela zona sul de Porto Alegre foi a decisão do prefeito José Loureiro da Silva, ao iniciar seu segundo mandato, em 1960, de “dar um jeito no Departamento Autônomo de Transportes Coletivos – DATC, o que resultou na entrega de linhas exploradas pelo município à particulares. “Resolvemos concentrar tudo na zona sul de Porto Alegre, até porque lá as ruas já eram pavimentadas”, diz Edgard.

Encerradas as atividades do DATC, a Prefeitura entregou à Viação Belém Novo as linhas Lami e Cantagalo. As linhas Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo foram entregues aos permissionários da Parque Madepinho. Entretanto, não deu certo. Nenhum ônibus encostado aparecia no dia em que estava escalado para operar na linha Belém Velho Rincão – distante e carente de passageiros. Quem estivesse na escala dava um jeito de fazer o motor estragar, ou simplesmente não aparecia. Os problemas logo provocaram uma divisão entre os permissionários. A Rui Ferreira coube as linhas Belém Velho, Vila Nova e Campo Novo, as quais mais tarde foram vendidas à Belém Novo.

Atualmente, a Viação Belém Novo S.A. é administrada pela família Pinheiro. Localizada da Av. Beira Rio, 175, bairro Belém Novo, conta também com uma garagem de apoio localizada na Estrada Monte Cristo, nº. 470 – Bairro Vila Novo. Constituída de uma frota de 90 veículos e com aproximadamente 390 colaboradores em seu quadro funcional, opera 09 linhas principais e aproximadamente 33 derivadas, transportando cerca de 01 milhão de passageiros por mês.

Hoje, 04 décadas depois, a família trás consigo os ensinamentos de Edgard Dutra Pinheiro resumidos em uma frase que ele usava para definir a paixão que começou num longínquo dia de 1956: “O transporte coletivo é um desafio, mexe contigo e, se tu gostas, todo dia tem coisa nova”.
 
Fonte: http://www.viacaobelemnovo.com.br/empresa.html


Fotos: http://www.viacaobelemnovo.com.br/fotos.html


    

          Tudo começou na madrugada de dezoito de março de 1990, quando foi criada a Restinga Transportes Coletivos Ltda., uma empresa nova, com sede no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Com a maioria de seus colaboradores residentes do próprio bairro. O primeiro ônibus da Empresa partiu do terminal às 04h30min e desde então, foi dedicado todo o respeito à comunidade, dando a ela certeza de que durante as 24 horas do dia a Tinga estaria a sua disposição, buscando oferecer um transporte cada vez melhor.

          A Tinga foi criada através de um consórcio organizado pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e Prefeitura Municipal. A estratégia envolveu combinação de interesses de duas administrações de consórcios (Rodobens e Batistella), duas concessionárias (Mercedes-Benz e Scania), um fabricante de carrocerias (Marcopolo) e as 13 Empresas permissionárias, sob coordenação ativa da ATP que se associaram na busca de uma solução para as dificuldades de deslocamento do Bairro Restinga. As atividades foram iniciadas com um grupo de 12 ônibus articulados e 38 ônibus convencionais, sendo eles apresentados do dia 21 de março.

          Na época, a administração da Restinga era feita pelo Sr. Renato Petry (Gerente Executivo), Sr. João Carlos Picolli (Gerente Administrativo Financeiro) e o Sr. Raul de Souza Chula (Gerente de Manutenção).

          Baseada em orientação da Secretaria Municipal dos Transportes que dividiu a cidade em três zonas (norte, sul e sudeste-leste), em 1996 a Restinga e mais quatro empresas de transporte coletivo da zona sul da capital (Expresso Cambará, Transportes Coletivos Trevo, Viação Belém Novo e Viação Teresópolis Cavalhada) uniram-se formando o Consórcio STS (Sistema Transportador Sul).
          Hoje, com 17 anos, a Tinga – que é a empresa mais jovem do consórcio – conta com uma frota de 63 ônibus, sendo 10 articulados, com uma idade média de 4 anos e 10 meses. A Empresa transporta, em média, 32 mil passageiros por dia. Possui 28 linhas, incluindo as linhas alimentadoras que circulam somente dentro do bairro.

          A empresa conta com 320 colaboradores que, assim como no início das suas atividades, residem no bairro. Mais do que nunca a Empresa está cada vez mais voltada para a responsabilidade social e pela busca da qualidade.

 Fonte:http://www.tingars.com.br

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