Pesquisar nossas atividades

4.º FestFotoPoa

As aulas culturais buscam um intercambio cultural entre alunos, motivando a convivência, através de visitações e aprecições em espaços culturais.
No dia 16 de abril, nossa turma fez sua estréia em atividades culturais. Não fomos passear, fomos realizar uma visita mediada. A turma está de parabéns! A  postura, os diálogos, o envolvimento e a participação do grupo mostrou e demonstrou o muito que aprenderam.

Quando chegamos ao Santander Cultural fomos, calorosamente,recepcionados pela Coordenadora da Ação Educativa Maria Helena Gaidzinski e pelo mediador Marcio Lima Melnitzki. Para os alunos que estavam ‘’debutando’’ em uma aula com abordagem cultural essa postura é muito significativa.

A postura e mediação de Marcio propiciaram as crianças a realização de  observação livre onde elas também puderam os comentários que quiserem, de tal forma que todo o grupo participou. O mediador, a exemplo de atividades propostas em sala de aula, pode atuar como um provocador da apreciação e leitura da imagem. Foi muito significativo para as crianças a atitude do mediador de acolher e socializar as falas de cada aluno. Parabéns a equipe da Ação Educativa, mais uma vez!










4º FestFotoPoA propõe uma reflexão sobre o tempo na fotografia e seu território no campo da arte, consolidado pelo impacto das novas tecnologias e a abertura de uma terceira margem, que se estrutura mais pelo movimento do que pela geometria.

Para auxiliar nessa reflexão os alunos da turma 11 realizaram alguns exercícios práticos tendo como objetivos:


  • Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como construções, fotografias,cinema etc.
• Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
• Observação dos elementos constituintes da linguagem visual:ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
• Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.


LEITURA DE IMAGENS
 
No que diz respeito às leituras das imagens, deve-se eleger materiais que contemplem a maior diversidade possível e que sejam significativos para as crianças. É aconselhável que, por meio da apreciação, as crianças reconheçam e estabeleçam relações com o seu universo, podendo conter pessoas, animais, objetos específicos às culturas regionais, cenas familiares, cores, formas, linhas etc.


O TEMPO E O ESPAÇO




 












A MEMÓRIA COMO DIREITO DE CIDADANIA










MEMÓRIA AMBIENTAL 




MEMÓRIA CULTURAL


Ponte que, segundo contam , é herança de uma das Sesmarias.












Antiga sede da Escola

O 4º fESTfOTOpOA É REFLEXÃO, PROPOSIÇÃO E MUITO DEBATE









Nenhum comentário:

Postar um comentário