CONCEITOS DA TURMA SOBRE TRABALHAR EM GRUPOS
Thayná S.: "- Todos fazem os trabalhos juntos ...''
Thayná Z.: "- Todos fazem os trabalhos juntos sem brigar...''
Alan:"- Fazer os trabalhos da aula sem bagunçar...''
Emily :"- Tudo em harmonia...''
Por que trabalhar em grupos?
A “aprendizagem” significa processo de ensino-aprendizagem, incluindo quem aprende, quem ensina e as relações sociais entre eles, numa perspectiva sócio-histórica. Assim sendo, há duas implicações importantes a importância da intervenção do professor e da interação entre pares.
Para aprender os alunos têm de estar em contato uns com os outros, confrontando idéias e reestruturando sucessivamente suas próprias hipóteses, e que o trabalho em grupos favorece a circulação de informações que enriquecem as experiências das crianças, organizamos as salas de aula na escola geralmente em pequenos grupos de 3, 4 ou 5 elementos, propondo trabalhos que sejam realizados em conjunto ou que suponham as trocas entre os alunos mais próximos.
Em grupo as crianças podem observar diferentes formas de pensar, registrar, interagir. Contrapõem hipóteses e têm a possibilidade de testar ou refutar idéias, vivenciando o chamado ‘conflito sócio-cognitivo’, que é muito fecundo para o progresso do conhecimento, mas não só em relação à interação do sujeito com outros que estejam mais adiante ou possuam conhecimentos mais amplos sobre a questão que estão tentando aprender.
Esses conflitos são muito produtivos para o avanço cognitivo porque facilitam a tomada de consciência da criança sobre as respostas diferentes da sua, obrigando-a a descentrar-se da sua resposta inicial, porque a resposta diferente do colega é portadora de informação e atrai a atenção do sujeito para outros aspectos pertinentes da tarefa que ela não tinha considerado e porque a necessidade de chegar a um acordo incita a incrementar a atividade intelectual.
Segundo Esther Grossi, “‘Todo desejo é desejo do outro’ e ‘todo conhecimento é conhecimento do outro’, na medida em que da solicitação do “olhar” do outro nasce o desejo, e na medida em que do direcionamento do mundo cultural que nos cerca é que se encaminha a construção dos conhecimentos. Portanto, o desejo de aprender é sustentado pelo contexto em que está o sujeito, e é nesse sentido que a estruturação dos pequenos grupos pode ser um auxílio à aprendizagem.”
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