Pesquisar nossas atividades

A visita do Choco

A proposta de trabalho deu-se de forma que a cada dia um aluno levou para casa uma bolsa com o Choco e um caderno de registro.

O Choco da turma é um bichinho emborrachado. A escolha por esse tipo de material deu-se para que cada aluno possa brincar sem o receio de quebrar ou rasgar, ou seja, que sua interação com o objeto se dê tranquila e com muita criatividade.

Fizemos uma escala para que cada aluno pudesse levar a sacola para casa e ter a oportunidade de contar para sua família a história do Choco e fazer o registro de sua passagem na casa de cada colega.

Para o êxito do trabalho construímos algumas regras:

1) Quem faltar no seu dia de levar a sacola passa a vez para o próximo colega da lista - a presença é fundamental;

2) O registro da passagem do Choco, na casa de cada um, poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que cada um preferir;

3) Na aula, cada um apresenta para os colegas a história e o seu registro.

O importante é ter claro que essa é uma atividade permeada de vários sentidos. E, para tanto é essencial pensar que no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante contextualizar a realidade, partindo de elementos que podem ser lidos mas não estão escritos da forma convencional, mostrando que a leitura também se faz sem letras.








Nenhum comentário:

Postar um comentário