O  trânsito é o  espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e  de animais. E, que pode ser tanto em  ruas quanto em  estradas. O  trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem  conviver e  se comunicar.  No trânsito, todos têm  direitos e deveres.  Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que  participam do trânsito. 
     Em  casa, na  família todos têm  regras para cumprir, como por exemplo, o  horário das refeições, o horário para dormir e assim por diante . Cada  pessoa tem sua função. O papai e a mamãe geralmente trabalham fora, os  irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e estudam, enfim, cada um tem  seu papel. Essas regras têm que ser seguidas  e  repeitadas para que  haja um convivência tranqüila. Até mesmo na sala de aula, existem  regras. Por exemplo: nenhum aluno para se locomover pulando em cima das   cadeiras. Ou seja, para ir de um lugar ao outro, os alunos não podem  subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas.      
No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes.
No trânsito, também existem regras e leis, que devem ser cumpridas, para que haja organização e para que tudo funcione direitinho. Quando as pessoas esquecem disso, ou seja, desrespeitam essas regras e leis, é que acontecem os acidentes.
    É muito  importante que todos conheçam quais são as formas corretas de se  comportar no trânsito, respeitando as outras pessoas que também convivem  no mesmo espaço. Assim, fica fácil evitar os acidentes, preservar   nossa vida e a vida das outras pessoas.
QUEM É  QUEM NO TRÂNSITO?
Pedestre
O  pedestre é quem circula a pé. Todas as pessoas são pedestres no  trânsito. Porém, nem todas são motoristas por exemplo, porque não tem  carro ou ainda não tem a idade adequada para dirigir. Nem todos são  ciclistas, porque não tem bicicleta ou não sabem andar de bicicleta. Mas  todas as pessoas são pedestres no trânsito. O pedestre tem direitos e  deveres, assim como os demais agentes que participam do trânsito.
Ciclista
Ciclista  é quem circula de bicicleta nas ruas e estradas. Ao andar  de  bicicleta, o ciclista precisa respeitar a sinalização e as leis também.  Quem acha que pode andar de bicicleta na contra-mão, está enganado. O  ciclista deve andar no sentido dos veículos e quando estiver em grupo,  deve pedalar em fila única, ou seja, em fila e um atrás do outro.
Motorista                                            
      Motorista  é quem dirige um veículo, que pode ser um carro, um ônibus, um  caminhão, etc. Para poder dirigir e se tornar um bom motorista, as  pessoas têm que ter a idade mínima de 18 anos para poder tirar a sua  carteira nacional de habilitação, chamada também, de carteira de  motorista ou CNH. Para ter essa carteira, as pessoas fazem um curso e no  final do curso, passam por um teste, para saber se aprenderam tudo  direitinho. Os motoristas precisam saber e conhecer as regras e leis de  trânsito para respeitá-las e evitar os acidentes.
      Muitos  motoristas esquecem disso. Esquecem que temos que respeitar para sermos  respeitados. É muito importante que além de respeitar as regras, as  leis e  os sinais, que os motoristas respeitem os pedestres, os  ciclistas, motociclistas e os outros motoristas também. Assim, é  possível que o trânsito seja um ambiente onde as pessoas podem conviver  em plena harmonia.
Motociclista
        As  pessoas que andam de moto pelas ruas, no trânsito, são chamadas de  motociclistas. Para andar de moto também é necessário ter a carteira de  motorista. Além disso, é preciso  usar o  capacete E, o mais importante,  é preciso pilotar a moto com muita atenção e muito cuidado.
      
      Você  sabia que crianças menores de 7 anos não podem andar na moto, de jeito  nenhum?
Os  erros no trânsito
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário