Pesquisar nossas atividades

Alfabeto


 Em nossa sala, desde o primeiro dia de aula, o alfabeto ocupa uma posição muito importante em nossas aulas. É nele que consultamos e ''pesquisamos'', é a ele que os alunos  recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.

ALFABETO DOS ANIMAIS 


As letras K, W e Y são consideradas consoantes ou vogais?

         Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. A a medida que as crianças estão avançando para hipóteses silábico-alfabéticas e a noção de sílaba (formada por duas ou mais letras) inicia-se,também, dúvidas como:  K, W e Y são vogais ou consoantes?

Seguindo os princípios fonéticos-fonológicos, Y é uma VOGAL, pois é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca.

O K é uma CONSOANTE, pois precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada.

Já o W é VOGAL ou CONSOANTE, dependendo do uso. Fica assim: com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), com som de U, quando de origem inglesa (caso de web).

       Apresentamos o A, E, I, O e U como vogais, já que o Y e o W são usados em palavras de origem estrangeira. Como essas letras são muito comuns nos nomes das crianças, elas serão exploradas naturalmente e as crianças se darão conta do seu valor sonoro durante o processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário