Pesquisar nossas atividades

Índios do Brasil



       Quais são as brincadeiras das crianças das tribos indígenas? Para responder a esta e mais perguntas, nossa turma pesquisou sobre as crianças indígenas investigando vários aspectos da vida dos índios, como línguas, crenças e a cultura.



A rotina das crianças indígenas

  •  as crianças indígenas são quase sempre muito agitadas
  •  gostam de descobrir coisas novas o tempo todo
  •  andam pela aldeia e pelos seus arredores
  • quando são grandes o suficiente para terem permissão, vão ao rio  nadar e pescar
  • brincam com arcos e flechas que fazem com madeira
  • brincam com bonecas que fazem com argila ou qualquer coisa que possa ser carregada em uma tipóia (que as mulheres usam para carregar os bebês)
  • Gostam de cantar
  • Gostam de comer
  • Gostam de um colo de mãe, de avós, do pai
  • Algumas vão à escola, e adoram, quando podem, sentar e desenhar.

Brincadeiras das crianças indígenas





As crianças indígenas brincam de muita coisa. As meninas adoram cuidar de seus "bebês", que fazem com argila da beira do rio, ou com tudo o que acham, soltando a imaginação. Os meninos gostam de brincar de caçar e guerrear, e fazem pequenas armas em madeira para isso. E gostam muito de nadar e brincar no rio.


Em algumas tribos encontram-se crianças que se interessam pelas brincadeiras que temos na cidade grande. E conhecem várias! Brincam de pega-pega, de esconder, de pipa. Também jogam futebol, gostam muito de desenhar e adoram uma bicicleta.
Quando é para competir algumas tribos brincam de de cabo-de-guerra, e jogam um tipo de peteca. Só que não tem vencedor e perdedor neste jogo.
É muito raro ver as crianças indígenas brigando. De vez em quando elas ficam ciumentas de seus brinquedos, ficam amoadas, mas sempre alguém dá um jeito de fazer outro brinquedo. Ninguém gosta de ver uma criança triste na tribo.






Relação das crianças indígenas com a natureza



As crianças indígenas conhecem bem a natureza. Quando  andam de barco pelo rio, os guris e as gurias indígenas ficam atentos ao redor, e gostam dos animais, das frutas... mas eles também sabem que a natureza pode ser perigosa, e seus pais e avós estão sempre cuidando para que eles não se afastem demais, não se percam, ou não corram riscos no rio.


Obrigações das crianças indígenas 

As crianças indígenas não têm exatamente obrigações - a não ser a de ir à escola. As meninas ajudam levando roupas para lavar no rio, ás vezes acompanham suas mães na roça. O meninos pescam em pequena canoas perto da aldeia, e adoram exibir os peixes que darão para suas mães quando voltam no entardecer.  











Releitura


































Nenhum comentário:

Postar um comentário